Quem é Tomalau ? / Who is Tomalau ?

Best links

Link directory

Sunday, March 15, 2009

Bangkok à la carte

Mencionei anteriormente que sou fã dos restaurantes indianos. Em Bangkok é muito fácil achá-los, excelentes, em todas as faixas de preços. Sei que a Índia está na moda no Brasil em função da novela da Globo. Recomendo alguns aos futuros visitantes:
  • Royal India - próximo ao mercado de Pahurat, Thanon Chakraphet 392/1, no beco, frequentado pela comunidade indiana local; curries excelentes;

  • Indus - Sukhumvit Soi 26, sofisticado, excelente ambiente, comida excepcional; impressiona e o preço não é tão alto;

  • Himali Cha Cha & Son - Sukhumvit Soi 31, excelente comida, ambiente aconchegante e tradicional;

  • Red - Sukhumvit Soi 53 (Thonglor Soi 9), moderninho, "metido à besta", porém o chef é realmente criativo; caro, mas vale à pena conhecer.

O melhor de Bangkok é poder experimentar, além da comida Thai, sabores das mais diversas origens:

  • Italianos são comuns por aqui e há alguns excepcionais;

  • Mexicanos, também são facilmente encontrados pois os tailandeses adoram comida spicy, com muito chili; apenas em Sukhumvit são 4 que conheço;

  • pubs Ingleses aos montes;

  • apenas um restaurante Brasileiro no Asia Hotel, Rio Grill; a carne é razoável, mas eles não sabem fazer churrasco na brasa, queimam a carne direto no fogo; nem pergunte pela farofa; a decoração possui fotos muito antigas de locais brasileiros, estilo Embratur;

  • japoneses também são comuns, muitíssimo apreciados; especialmente aqueles localizados na Thonglor (Sukhumvit Soi 55 e suas perpendiculares) são bastante recomendados pelos Thais.

Honestamente, é muito bom encontrar restaurantes que nós brasileiros não sonhamos experimentar aí do outro lado do planeta. Vejam as fotos do restaurante "Uzbequistanês" que achei há algumas semanas em Pattaya. Comida de origem muçulmana boa, a preço baixo. O simpático proprietário, natural da antiga república da URSS, me agradeceu em russo: "Spaciba". E eu prontamente respondí: "Spaciba. Thank you". Daí, me perguntou de onde era, em inglês, e se surpreendeu quando respondí que era brasileiro. Acho que fui o primeiro...









Há também o libanês na Silom. Excelente, frequentado pelos descendentes e pela comunidade libanesa. Me sentí no Centro do Rio de Janeiro quando fui pela primeira vez. Perguntei a um dos proprietários se trazia o Chateaux Mussar, excelente vinho libanês. Me disse que desistiu de trazê-lo pois é muito caro. Tem comprado Australianos e Sul Africanos a bom preço. Sinais da Globalização...

Gostei muito do restaurante egípcio da Soi 4. A vizinhança não é das melhores pois é cheia de figuras típicas da vida noturna. Mas isto não representa perigo por aqui, especialmente para brasileiros. Funciona até às 04h, sendo uma das raras opções para a madrugada. Detalhe importante: não vende nenhuma bebida alcoólica, seguindo à risca a cultura muçulmana.

O ambiente é fantástico, decorado à moda egípcia, bem popular, com famílias de muçulmanos comendo calmamente por lá. Mulheres sempre cobertas com xador ou burka. Os homens sentam na varanda para curtir o fumo à base de tabaco e frutas. Eles fumam o tabaco aquecido por carvão que passa por água fresca utilizando os hookahs.


เปารล
Hookah estilo egípcio (shisha) e três tamanhos diferentes do árabe

Há um cardápio egípcio e outro indiano, este mais spicy, apimentado. As receitas de lombo de cordeiro e frango desossado são fantásticas. Os pães produzidos no local são maravilhosos. Kebabs dos mais diversos tipos. Apenas os drinks, a base de coalhada não me agradam.


A região, próxima ao BTS Nana, é famosa por concentrar a comunidade muçulmana do Oriente Médio e da África. Preciso conferir o Nefertiti na Soi 3/1.

Os restaurantes coreanos são muito comuns por aqui e servem uma comida saudável, apesar de utilizar carnes de vaca e porco. O churrasco coreano é feito com finíssimas tiras de carne, assado na brasa. Sentamos ao redor da tradicional mesa com o braseiro ao centro, estimulando o hábito de compartilhar a comida. Excelente hábito.




Korean BBQ: sempre nos lembramos de tirar a foto no final da refeição

Não posso deixar de mencionar os restaurantes japoneses que servem Ramem (noodle soup) e pratos fritos na chapa. Aqui não encontramos sushi, nem sashimi. Costumo comer à noite nos 3 restaurantes "Ramenteiros" aqui da vizinhança. Barato, gostoso e farto.


เปารล
เปารล

Vale mencionar que estes restaurantes são muito frequentados pela comunidade japonesa que vive por aqui. E eles mantém diversas prateleiras com revistas, livros e gibís em japonês. É muito comum vê-los comendo sozinhos, bebendo cerveja e lendo algo.
เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล

No comments: