http://en.wikipedia.org/wiki/Hagia_Sophia
No caminho de Bangkok para o Brasil, em abril deste ano, decidí parar por 1 dia em Istanbul, capital da Turquia, aproveitando a escala da Turkish Airlines em seu vôo inaugural para São Paulo.
Cidade linda, realmente maravilhosa, nesta época toda florida. Dia ensolarado de Primavera, céu azul, temperatura entre 17 e 22 graus, clima perfeito.
Apenas 1 dia não é suficiente para curtir Istanbul. Muitos locais interessantes ficaram para a próxima visita, além de não ter aproveitado a maravilhosa culinária turca. Detalhe interessante é que o vinho turco surpreende, especialmente os tintos secos.
Visitei Ayasofya, igreja construída no séc. VI, transformada em mesquita em 1453 quando os turcos otomanos conquistaram Constantinopla (nome de Istanbul na época). Interessante como até hoje encontramos sinais cristãos e muçulmanos misturados por toda a construção, apesar de agora ser um museu.
Após a visita, cruzei a bela Sultanahmet Square, floridíssima em função da Primavera, repleta de turistas, para visitar a famosa Mesquita Azul. Principal ponto de oração da região, maior que Ayasofia, repleta de adornos e ladrilhos pintados com ricos detalhes. Exige-se atenção, silêncio e respeito aos muçulmanos que estão orando.
Mesquita Azul: foto do exterior e detalhes do interior abaixo
Partí de trem elétrico para a região de Eminönü para percorrer o Bazar Egípcio (Misir Çarsisi), datado de 1660. Próximo da Mesquita Nova, este mercado é um bom ponto para comprar temperos, tecidos, doces turcos, especialmente os de pistache e amêndoas. Provar os assados, kebabs e köfte típicos são uma boa pedida...
Mesquita Nova e Mercado Egípcio
Mas prepare-se para negociar pois os preços são altíssimos, mesmo em US$ (Lira é a moeda local). Saia da loja, se preciso, para conseguir descontos. São secos, gostam de argumentar, mas quem tem paciência consegue de 20 a 50% de desconto dependendo do artigo. Muito legal exercitar a mente negociando com os turcos.
Mercado Egípcio e os diversos negócios turcos
Terminei o dia com um passeio de barco pelo Mar Bosphorus, que separa a Europa da Ásia. Isso mesmo, Istanbul possui a parte Européia e a Asiática, esta tendo preços de hotéis e restaurantes mais em conta.
O Palácio do Sultão (Topkapi) é uma visita de meio dia, ao menos, dado o tamanho e a quantidade de relíquias. A visita ao Harém do Sultão é um dos pontos altos, o que farei ao voltar a esta linda cidade. Certamente Istanbul está na lista das mais charmosas e interessantes do mundo.
2 comments:
Muito legal. Coincidência: minha atual chefe acabou de voltar da Turquia também, onde além de visitar a bela Istanbul, aproveitou para dar o famoso passeio de balão pela Cappadocia. Taí: mais um destino para o futuro...
Abraços!
As fotos estão sensacionais ... como sempre.
Abs!
Post a Comment