Essa exposição de fotos de diversas regiões do planeta mostra os desafios que a humanidade deve enfrentar para melhorar a qualidade de vida das pessoas e evitar a degradação do meio ambiente. Tem o apoio do Governo Tailandês e da ONU.
De forma surpreendente, denuncia uma série de abusos e práticas irregulares em diversas regiões do planeta, inclusive na Tailândia (pesca predatória de camarões e baixa remuneração do trabalho de mulheres no campo).
O Brasil aparece em 2 oportunidades, denunciando o desmatamento da Amazonia para expansão da criação de gado e do plantio de soja. No caso do plantio de soja, aparecemos como o maior exportador de alimentos do mundo, mas com uma população com déficits alimentares importantes.
A exposição é muito interessante pois mostra diversos indicadores à partir de estudos patrocinados pela ONU, FAO e outros importantes organismos internacionais.
Um deles mostra que toda água doce desperdiçada no planeta é fruto das seguintes atividades:
70% no plantio e produção de alimentos;
20% na produção industrial;
8% no consumo doméstico.
Se fizermos um esforço tremendo para reduzir em 20% o desperdício nos lares, apenas conseguiremos economizar 1,6%. Se, por outro lado, o agrobusiness fizer metade do esforço proposto (10%), conseguiremos economizar 7%, 4,5 vezes mais !!!
E as campanhas falam algo sobre isto ???
No comments:
Post a Comment