Para os pequenos foi fundamental me ver na chegada do aeroporto em 18/12 e perceber que o pai foi fazer esta longa viagem, mas retorna a cada 3/4 meses. Portanto, ficou muito mais fácil para eles perceberem que as novas formas de contato e comunicação não mudam em nada o amor, o carinho e o meu importante papel em suas vidas.
O retorno foi cansativo pois a viagem é muito longa e o fuso horário se adianta. Portanto, o que pude fazer para evitar o jet lag na ida, não foi possível fazer no retorno.
Para compensar o efeito da mudança de horário fiquei 9h em Londres. Pude sair do aeroporto para conhecer a cidade, caminhar bastante, visitar pontos turísticos, tirar lindas fotos e fazer algumas compras.
Com a Libra valendo praticamente o mesmo que o Euro, na semana das liquidações pós-Natal e com o efeito amargo da crise Mundial foi possível achar ótimos preços para artigos impossíveis de comprar na Tailândia e no Brasil. Espanhóis, alemães, italianos, europeus de uma maneira geral, estão invadindo Londres para compras. O mundo está de pernas para o ar realmente.
A temperatura estava ao redor de 3 graus. Frio, mas sem vento. Dia bonito, céu azul e ensolarado, amenizando o efeito do frio. Dizem que dei sorte. Lamentavelmente, nesta época do ano escurece cedo, por volta de 16:30h. Não reparem, as fotos em geral são noturnas.
Realmente adorei Londres: linda, charmosa, agradável, fácil para circular à pé ou de metrô. Muita gente bonita na rua. Volto um dia para visitar os museus, poder beber uma cervejinha em um pub e passear no ônibus de 2 andares.
Atenção cariocas !!! Nossa cidade é realmente maravilhosa. Tenho saudade dos botecos, da paisagem, das praias, da ciclovia e do verde que se mistura aos prédios. Pouca gente sabe disto por estes lados do mundo e o dinheiro está aqui...
Infelizmente perdemos a linha da evolução das cidades turísticas. Já estamos muito atrás dos demais. Reparem no que tenho escrito no blog sobre as principais cidades que visitei: Hong Kong, Shanghai, Beijing e Londres, agora:
- trens confortáveis e metrô ligando todos os aeroportos aos principais pontos da cidade;
- tourist day pass, barato e integrando TODOS os meios de transporte por 24h;
- mapas excelentes, padronizados e detalhados, escritos ao menos em inglês, nos aeroportos e nas estações;
- ATMs (caixas eletrônicos) com "easy cash" (saque rápido), sem cobrança de taxas e com conversão pela taxa do dia; pontos de troca de câmbio nestes mesmos locais;
- postos para reserva de hotel em todos os aeroportos funcionando 24h;
- segurança: achei muito desconfortável ter que ficar preocupado novamente com a violência; é claro que não dá para ser displicente em nenhuma destas cidades, mas é possível andar tranquilíssimo quando comparamos com o Rio;
- pontos turísticos identificados facilmente em língua local e inglês na mesma placa; o mesmo para os nomes das ruas.
1 comment:
Que bacana o ^nibus de dois andares em Londres!
beijos,
Tomás e Laura
Post a Comment