Quem é Tomalau ? / Who is Tomalau ?

Best links

Link directory

Monday, January 19, 2009

Reveillón Thai em Chiang Rai

Neste Reveillón visitei vários Wats (templos budistas) para ter contato com a cultura Thai. Vale muitíssimo à pena visitar os principais de cada região pois há detalhes belíssimos da arquitetura local. A seguir mostro as fotos dos 2 que mais gostei:



Wat Jadeeloung
há a ruina do antigo Wat; apenas 1 árvore já vive há cerca de 800 anos por lá;
os thais antigos representavam a genitália humana em detalhe em suas estátuas de animais



Wat Phra Tat Doi Chom Thong






Chiang Rai é a província localizada mais ao norte da Tailândia, na região conhecida como Golden Triangle pois é próxima à fronteria de 3 países: Tailândia, Laos e Mianmar. A tríplice fronteira existe pois o Rio Mekong faz o papel de divisa com o Laos ao cruzar com os Rios Mae Sai e Ruak na fronteria com Mianmar.
Mapa das divisas dos 3 países; Rio Mekong com vista para o Laos

No lado tailandês da tríplice fronteira, em Chiang Saen, há um grande complexo turístico com restaurantes, mercados populares e algumas atrações: uma estátua dourada gigante de Budda, outra estátua de Budda há moda chinesa (gordinho, com a barriga exposta) e grandes estátuas de elefantes formando um portal.

O Golden Triangle é famoso pelas tribos nativas que vivem ou viviam do cultivo da Papoula. Por isso, esta região é historicamente conhecida como uma rota de traficantes de ópio e drogas afins.
Tailândia e Laos praticamente eliminaram a produção de Papoula. Mas Mianmar segue firme no negócio, perdendo apenas para Afeganistão, Colômbia e México.

A área foi palco de diversas disputas entre os reinos da região, especialmente pela produção de Ópio. Foi fundada em 1262 para ser a capital da Dinastia Mangrai. Depois foi conquistada pelos Burmeses e permaneceu sobre seu domínio até 1786 quando foi anexada ao Reino de Chiang Mai. Em 1899 finalmente as 2 áreas foram incorporadas ao Reino de Sião, hoje conhecido como Tailândia.

É uma região de montanhas, com altura média de 500m. Fria nesta época do ano, com temperaturas que variam entre 10 graus à noite de 25 graus de dia.

Em meio ao Parque Nacional do Golden Triangle foi construído o Hall do Ópio, um enorme centro cultural de 3 andares mostrando a história do Ópio, as guerras relacionadas, seus diversos usos, detalhes sobre consumo ao longo da história, tipos de Papoulas existentes, pinturas, fotos e gravuras, utensílios para produção e consumo, tudo muito bem organizado para uma produtiva visita de 1h. Não existe nenhuma Papoula verdadeira por lá...
Hall of Opium: Entrada THB 300 para Farangs; Thais pagam THB 200

O Hall do Ópio faz parte de um projeto liderado pela falecida mãe do atual Rei, Princesa Srinagarindra. Mulher de forte liderança e inspiração, batalhou até sua morte pela redução do tráfico de drogas no país e pela erradicação do Ópio das culturas locais. Ela trabalhou para reduzir o consumo da droga através do estimulo da produção de frutas, legumes, verduras e produtos artesanais, estimulando o turismo da região.

Várias populações são consideradas atualmente "tribos modelos" e vivem sem nenhuma dependência do Ópio. Visitei a principal delas na resgião montanhosa de Doi Tung onde há um centro turístico com ampla estrutura para pic-nics, restaurante, feira popular e loja de artesanato fundado pela Princesa em 1988.
Pessoal, visitando tantos wats, chegamos em Doi Tung às 18h; portanto, apenas fotos noturnas

Excelente iniciativa que alguns governos poderiam utilizar para se inspirar. Realmente um exemplo de liderança e perserverança.

Falando sobre o Reveillón, a cultura local é muitíssimo diferente. A festa começa ao anoitecer, por volta de 18h. As pessoas jantam ao redor das 20h. Após, confraternizam com danças, shows, comidinhas e bebidinhas até a virada do ano, à meia noite. Ao redor de 01:00h, apenas farangs estão na rua... difícil achar algum lugar aberto.
Movimento dia 31/12 às 19h e dia 01/01 às 01h

Durante a celebração, os thais soltam muitos fogos e pequenos balões, formando um bonito espetáculo no céu. O perigo, sempre, são os incêndios. E, é claro, com álcool na cabeça, comem de tudo, especialmente vespas fritas.
Com cerveja deve ficar uma delícia... quem se habilita?









Quem desejar conhecer mais sobre o Hall of Opium pode visitar o website da Mae Fah Luang Foundation: www.maefahluang.org

1 comment:

Unknown said...

Vespa frita é dose Paulão. Mas são bem interessantes esses Wats, muito bonitos. Realmente que cultura diferente. Só estando aí pra crer...