Recebí uma ótima dica do casal proprietário da oficina de bikes da Sukhumvit 26: explorar a região de Phra Pradaeng.
Ao procurar saber sobre o local, percebí que os Thais não o conhecem. Apenas alguns Farangs e, claro, moradores da região.
O mapa do Google Earth mostra que Phra Pradaeng é uma península contornada pelo Rio Chao Praya. Vocês podem notar que a região é um oásis verde no meio da "Selva de Pedra" que é Bangkok.
Phra Pradaeng foi uma colônia de refugiados burmeses que se instalaram na península há mais de 30 anos. Misturaram-se à população local e o resultado é uma área de baixo poder aquisitivo, com um comércio de bairro, estilo de vida rural, um floating market e verde, muito verde.
A paisagem muda completamente: bananeiras, coqueiros, pântanos, e algumas estradas de asfalto, terra e barro. Vários templos budistas, alguns em renovação, clubes de campo, casas, vilas, uma área rural localizada bem no coração de Bangkok.
É impressionante, conversando com alguns locais, eles definem Phra Pradaeng como "Bangkok de 30 anos atrás". Daí falo que é "a região onde a cidade parou no tempo".
Para chegar lá, pedalo 6 km pelas vias movimentadas de Sukhumvit, pela Rama IV e pela Kasem Rat até chegar ao pier de Klong Toey (S7).
Lá pego um dos barcos pequenos, como o da foto no detalhe, que em menos de 2 minutos cruzam o Rio Chao Praya em direção a um dos piers da península. Claro, a bike segue junto.
Pedalar por lá é muito tranquilo e há lugares maravilhosos para explorar. Quem gosta de aventura, flora e fauna ricos irá curtir muito o passeio. Interagir com a população local também é bem legal, apesar de serem poucos os capazes de falar inglês. Mas são simpáticos e ficam felizes ao ver um Farang curtindo sua região.
Há 2 domingos cruzei com um lagarto de cerca de 1m, cor verde, brilhando com o sol. Parei a bike para que o animal (Thai Komodo, segundo os locais) pudesse passar com tranquilidade. Este é um exemplo das belezas que podemos curtir nesta maravilhosa paisagem quase "secreta" de Bangkok.
Apreciem as fotos.
Cruzando o Chao Praya de barco, "levando o camelo para comer barro":
5 comments:
Primo,
Parece q o lugar é perdido no tempo mesmo. Pareceu pelas fotos mto bonito. Vc foi de bike, qtos km tem o percurso todo ? Qto tempo vc gastou ? Como um carro vai para o outro lado ?
Pelo visto vc continua explorando Bangkok. Parabéns !!
Bjks e mande notícias,
Mônica
Paulão, vc foi de bike??? Pedalou muito?
Bjos Agnes
Querida Agnes,
Claro que fui de bike. Todos os domingos vou para lá e pedalo em torno de 26km.
Hoje levei um brasileiro que ficou encantado com o lugar.
Beijos,
Tomalau
Oi prima,
São 6 km de minha antiga casa em Sukhumvit até o Rio Chao Praya e outros para voltar, claro. O restante eu pedalo nesta Península que possui um acesso por terra próximo de meu novo apê. Eu percorro uns 26 km no total. E o camelo é bom. Apelidei de "Cameldale".
Beijos,
Tomalau
Obrigada pelas dicas, assim que puder tb vou explorar esse oásis urbano aqui em BKK.
Valeu! Sandra.
Post a Comment