Quem é Tomalau ? / Who is Tomalau ?

Best links

Link directory

Saturday, January 31, 2009

Bangkok lado B

Amigos,



Neste post vou contar um pouquinho do lado B de Bangkok. Tirem as crianças da sala pois não é assunto para elas.
É lógico que o lado B da cidade é uma atração turística à parte onde encontramos facilmente todos os tipos de farangs: casais, jovens, mochileiros... Gente de todas as idades, gêneros e nacionalidades querendo entender este lado importante da cultura do lugar. Thais ? Poucos. Eles vão mais para os lados da RCA e outros destinos em Bangkok.


Encontrei este Ford GT 500 no meio da noite...

O time desta noite, como sempre, formado apenas por farangs: eu, um inglês que vive há 12 anos por aqui, um sueco que vive há mais tempo, um turco e um mexicano, ambos novatos. Uma verdadeira Babel !!! Divertidíssimo.

Começamos a noite embarcando na cultura tailandesa para mais uma noite de Muay Thai, boxe tailandês. Desta vez trouxe a programação para vocês conhecerem. Em um dos posts anteriores expliquei como funciona a luta, rounds, performance e falei da orquestra phipat.


Nome do lutador, academia, peso em lb e cor do uniforme =>


Ontem ví pela primeira vez um knockout. O lutador pulou dando um chute bem no rosto do adversário, que caiu instantaneamente. A galera vibrou muito e alguns se desesperam pois perderam muito dinheiro. O turco e o mexicano deixaram THB 200 (cerca de US$ 7) nesta brincadeira.

Após, fomos tomar umas cervejas no distrito de Patpong, onde a noite de Bangkok realmente pega fogo.



Fomos atrás do Elvis Presley Thai. Já tínhamos visto o Thai Tom Jones e ontem precisávamos encontrar esta figura famosa na noite de Bangkok. Chegamos ao clube onde estes mestres da performance tradicionalmente tocam e estava fechado para reformas. Descobrimos, após algumas perguntas, que ele estava cantando temporariamente em um clube na periferia do distrito, há cerca de 2 quadras dalí. Partimos imediatamente para o lugar e encontramos a emblemática figura. Idoso, aparência de James Brown, dono de uma voz excelente, similar ao do Elvis e muito simpático, veio conversar conosco no intervalo do show.
Elvis não morreu em Bangkok, por enquanto...
Para quem é fã do Tom Jones,
filmado com celular em 05/09/08:

Tomás adora aviões

Tomás, viajei neste avião colorido
da Bangkok Airways
de Luang Prabang para Bangkok.

Outro avião, da Laos Airlines,
que estava no mesmo aeroporto.


Monday, January 26, 2009

Feliz Ano Novo Chinês !!! or Happy Chinese New Year !!!


2009 - Ox Year - Ano do Touro / Boi

26 de janeiro é a data que comemoram o Ano Novo Chinês. Bangkok é uma das cidades fora da China onde há maior mobilização em torno da data. Isto pois acredita-se que entre 30 e 50% da população da Tailândia atualmente são descendentes de Chineses.

Amanhã é feriado para a maioria das empresas que possuem muitos Thai-chineses em seu quadro. Os comerciantes chineses fecham suas portas hoje e amanhã para comemorar a data.

Em Chinatown, tradicional bairro chinês de Bangkok, há diversas celebrações e festas acontecendo ao longo do final de semana. Pessoas com fantasias de dragões, tocando música e dançando para celebrar a data, que segue o calendário lunar. Muito vermelho, cor que representa prosperidade.
Porém, este ano, em função dos movimentos políticos do ano passado, as camisetas vermelhas estão em baixa. Ninguém quer ser confundido com partidário da UDD. Mas roupas típicas chinesas em vermelho estão em alta para compensar.

Do castelo da 33 foi possível ouvir alguns sons de morteiros ao longo do dia e música à noite pois havia um grupo passando pela rua. Por toda a capital há referências ao Chinese New Year, em shoppings, restaurantes, clubes, propagandas de automóveis, ou seja, pequenos festejos, demonstrado que a data é muito importante.

O clima está agradável para o feriado prolongado. Sol, sem chuva, temperatura variando entre 21 e 33 graus celsius ao longo do dia. Está cada vez mais quente, mas à noite a temperatura cai.

Por isso, de manhã todos os dias, a capital sente os ares londrinos: fog, neblina até cerca de 7:30h quando o Sol começa a esquentar.



Imagens do alto do Castelo da 33 às 6:15h de ontem, 24/01/09
O elemento deste ano é a Terra. Portanto, 2009 é Earth Ox Year, entre 26/01/2009 a 14/02/2010.
Quem desejar saber mais sobre o Zodíaco Chinês, recomendo pesquisar na Wikipedia.
เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล

Sunday, January 25, 2009

Navegando pelo Rio Mekong

Laurinha e Tomás,


No início do ano, nos dias 02 e 03 de janeiro, fiz uma viagem de barco pelo Rio Mekong. Foram 2 dias inteiros descendo o rio, parando em alguns pontos turísticos. Visitei vilas rurais, cavernas com estátuas de Budda e até dormí em um lodge bem legal na beira do rio.


เปารล
Imagens da viagem pelo Rio Mekong



Luang Say Lodge, próximo à vila de Pakbeng; Festival de música tradicional do Laos




เปารล
Vila de Pakbeng; energia elétrica por gerador, racionada; após 22h, a chave geral da vila é desligada
Aproveitei a luz do bar e o farol da moto para tirar as 2 fotos com ISO 6400, na verdade estava tudo escuro

Nossa viagem começou em Chiang Rai, na Tailândia. Viajamos 2 horas de van até uma cidade na beira do Rio Mekong chamada Chiang Khong. Lá, cruzamos o rio Mekong em pequenos barcos e chegamos ao Laos em Houei Say. Um luxo só... muita lama e poeira :)


Pequenos speed boats para cruzar a fronteira

Paguei US$ 30 pelo visto, aguardei 40 minutos na fila, confusa, para liberar minha entrada no país. Como há muito não viam um brasileiro, dois dos guias me perguntaram rapidamente sobre futebol e me deram um visto de 30 dias. Para minha surpresa, perguntaram apenas pelo Cacá, esquecendo de falar no "Lonaldinho". Simpáticos, não?

เปารล
Simpático guia, fã do futebol brasileiro; reparem nas orelhas típicas das pessoas do Laos

Como bom brasileiro, enquanto aguardava o visto, fui visitar o Duty Free. Duty free, na alfândega, na beira do rio, em uma rua com lama. Deu para imaginar? Mas não se preocupe, há Red Label e outras maravilhas do Ocidente, não importa se fabricadas no Laos ou na Tailândia. De qualquer maneira, compramos 2 garrafas de vinho "francês".




=> Nosso barco é o da direita

Após nos juntamos ao grupo no barco, bastante confortável. Nosso time era formado por 3 casais de ingleses, sendo 1 com uma filha adolescente, uns poucos americanos, uma família e dois casais franceses, 4 russos e um grupo de 5 casais suecos, todos na terceira idade. Estes, posso assegurar, um sucesso ! Claro, eu era o único representante da América Latina.

Os suecos eram os mais falantes do barco e logo puxaram conversa conosco. Nos contaram que estavam curtindo a aposentadoria e viajando por ... 2 anos !!! É isto mesmo. Eles estavam com um roteiro organizado por uma agência de viagens, viajando juntos por 2 anos !!! Todos os cantos da Ásia e da Europa que vocês podem imaginar.

As senhoras suecas, muitíssimo elegantes, fizeram muito sucesso nos povoados do Laos com seus anéis e brincos de diamantes. Legal também foi perceber como eles estavam interessadíssimos e concentrados em aproveitar as belezas naturais da região; não tiravam os olhos de livros, ouviam música, conversavam, dormiam, quase todos fazendo as mesmas coisas ao mesmo tempo. 2 anos de convivência, imagino...

"Será que a paisagem sueca é parecida com a do Laos?"Brincadeirinha, cada um curte como pode e como quer ...

Durante as visitas às vilas, Ban na língua local, aceitei o desafio de seguir o guia lao que falava francês. Foi fascinante poder ativar o idioma que estudei por 4 anos e já não utilizo há pelo menos 15 anos. No final do segundo dia já estava me comunicando novamente, falando coisas básicas, fazendo algumas perguntas e entendendo 100% do que estava sendo dito.


Vilarejo no Rio Mekong; nosso barco ancorado em Ban Gon Dturn
Visitamos 2 vilas: Ban Gon Dturn e Ban Baw. Abaixo fotos da primeira vila:


No segundo dia, paramos em Pak Ou Caves para visitar as cavernas utilizadas como santuário pelos mercadores da China, do Laos e da Tailândia desde o século XVI. Elas são pontos de meditação durante as viagens pelo Rio Mekong.


Garimpo na beira do rio; a pesca e a caça são atividades de sustento das vilas


Pak Ou Caves: ponto de meditação e oração no rio, frequentado
por turistas, mercadores e monges desde o séc. XVI



Queimadas em alguns trechos


Foi uma experiência muito rica e uma viagem super agradável que terminou em Luang Prabang, cidade tomabada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da UNESCO. Essa maravilhosa cidade vai ser tema de um próximo post.




Abaixo vocês podem ver um vídeo que gravei durante a viagem. Amo muito vocês. Saudades.


Um super beijo,


Tomalau Thaipai



Mensagem para meus filhotes:













เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล

Thursday, January 22, 2009

O Brasil é caro

Querido Ronaldinho RPT,


Você desisitu de vir para cá, mas aguçou meu senso analítico ao perguntar o preço da câmera Nikon, produzida aqui. Realmente há uma diferença grande de preços entre Tailândia e Brasil.

É claro que a carga tributária brasileira pesa muito, grande vilão do problema. Você bem que podia falar com o Lula, com a Dilma e com o SW. Imagine o potencial de consumo em nosso país.

Mesmo com a desvalorização recente do real, os preços de bens de consumo em geral são menores por aqui. Sem falar na qualidade, quando o assunto são eletrônicos. Chamo sua atenção para a configuração do computador de 1kg, Lenovo, vendido por aqui. Há pelo menos 4 diferentes marcas trabalhando nesta configuração. A tabela abaixo mostra diferenças importantes:

Lembre-se que o Castelo da Sukhumvit 33 estará sempre esperando por você, meu velho amigo. E os descontos também...

Um grande abraço,
Tomalau Thaipai

Wednesday, January 21, 2009

A fronteira com Mianmar

No dia 01/01/09, durante minha viagem pelo Golden Triangle, chegamos à Mae Sae, cidade tailandesa que faz fronteira com Mianmar, antigo Burma.
Diferentes vistas da fronteira à partir do lado tailandês
É possível atravessar a fronteira para visitar o mercado da cidade de Tachilek, em Mianmar. Mas atenção, a fronteira fecha às 17 h impreterivelmente. Se não voltar a tempo deverá arrumar acomodação por lá, onde não há internet e nem o celular funciona.
Prédios em Mae Sae e templo chinês: o comércio é acompanhado da religião

O movimento da fronteira é impressionante, nos dois sentidos, pois há forte demanda de mercadorias chinesas de todos os tipos e produtos das 2 regiões, especialmente comida, temperos, jóias, bijuterias e roupas.




Intenso movimento da fronteira com Mianmar: