Laurinha e Tomás,
No início do ano, nos dias 02 e 03 de janeiro, fiz uma viagem de barco pelo Rio Mekong. Foram 2 dias inteiros descendo o rio, parando em alguns pontos turísticos. Visitei vilas rurais, cavernas com estátuas de Budda e até dormí em um lodge bem legal na beira do rio.
เปารล
Imagens da viagem pelo Rio Mekong
Luang Say Lodge, próximo à vila de Pakbeng; Festival de música tradicional do Laos
เปารล
Vila de Pakbeng; energia elétrica por gerador, racionada; após 22h, a chave geral da vila é desligada
Aproveitei a luz do bar e o farol da moto para tirar as 2 fotos com ISO 6400, na verdade estava tudo escuro
Nossa viagem começou em Chiang Rai, na Tailândia. Viajamos 2 horas de van até uma cidade na beira do Rio Mekong chamada Chiang Khong. Lá, cruzamos o rio Mekong em pequenos barcos e chegamos ao Laos em Houei Say. Um luxo só... muita lama e poeira :)
Pequenos speed boats para cruzar a fronteira
Paguei US$ 30 pelo visto, aguardei 40 minutos na fila, confusa, para liberar minha entrada no país. Como há muito não viam um brasileiro, dois dos guias me perguntaram rapidamente sobre futebol e me deram um visto de 30 dias. Para minha surpresa, perguntaram apenas pelo Cacá, esquecendo de falar no "Lonaldinho". Simpáticos, não?
เปารล
Simpático guia, fã do futebol brasileiro; reparem nas orelhas típicas das pessoas do Laos
Como bom brasileiro, enquanto aguardava o visto, fui visitar o Duty Free. Duty free, na alfândega, na beira do rio, em uma rua com lama. Deu para imaginar? Mas não se preocupe, há Red Label e outras maravilhas do Ocidente, não importa se fabricadas no Laos ou na Tailândia. De qualquer maneira, compramos 2 garrafas de vinho "francês".
=> Nosso barco é o da direita
Após nos juntamos ao grupo no barco, bastante confortável. Nosso time era formado por 3 casais de ingleses, sendo 1 com uma filha adolescente, uns poucos americanos, uma família e dois casais franceses, 4 russos e um grupo de 5 casais suecos, todos na terceira idade. Estes, posso assegurar, um sucesso ! Claro, eu era o único representante da América Latina.
Os suecos eram os mais falantes do barco e logo puxaram conversa conosco. Nos contaram que estavam curtindo a aposentadoria e viajando por ... 2 anos !!! É isto mesmo. Eles estavam com um roteiro organizado por uma agência de viagens, viajando juntos por 2 anos !!! Todos os cantos da Ásia e da Europa que vocês podem imaginar.
As senhoras suecas, muitíssimo elegantes, fizeram muito sucesso nos povoados do Laos com seus anéis e brincos de diamantes. Legal também foi perceber como eles estavam interessadíssimos e concentrados em aproveitar as belezas naturais da região; não tiravam os olhos de livros, ouviam música, conversavam, dormiam, quase todos fazendo as mesmas coisas ao mesmo tempo. 2 anos de convivência, imagino...
"Será que a paisagem sueca é parecida com a do Laos?"Brincadeirinha, cada um curte como pode e como quer ...
Durante as visitas às vilas, Ban na língua local, aceitei o desafio de seguir o guia lao que falava francês. Foi fascinante poder ativar o idioma que estudei por 4 anos e já não utilizo há pelo menos 15 anos. No final do segundo dia já estava me comunicando novamente, falando coisas básicas, fazendo algumas perguntas e entendendo 100% do que estava sendo dito.
Vilarejo no Rio Mekong; nosso barco ancorado em Ban Gon Dturn
Visitamos 2 vilas: Ban Gon Dturn e Ban Baw. Abaixo fotos da primeira vila:
No segundo dia, paramos em Pak Ou Caves para visitar as cavernas utilizadas como santuário pelos mercadores da China, do Laos e da Tailândia desde o século XVI. Elas são pontos de meditação durante as viagens pelo Rio Mekong.
Garimpo na beira do rio; a pesca e a caça são atividades de sustento das vilas
Pak Ou Caves: ponto de meditação e oração no rio, frequentado
por turistas, mercadores e monges desde o séc. XVI
Queimadas em alguns trechos
Foi uma experiência muito rica e uma viagem super agradável que terminou em Luang Prabang, cidade tomabada pelo Patrimônio Histórico e Cultural da UNESCO. Essa maravilhosa cidade vai ser tema de um próximo post.
Abaixo vocês podem ver um vídeo que gravei durante a viagem. Amo muito vocês. Saudades.
Um super beijo,
Tomalau Thaipai
Mensagem para meus filhotes:
เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล เปารล