Ficamos apenas 1 noite em Beijing, 4a. feira 26/11/08. Conseguimos vaga no Beijing Hotel, tradicional, funcionando por mais de cento e dez anos. Muito bem localizado, próximo das principais avenidas e locais históricos da cidade.
Aproveitamos o final da tarde, após chegar do aeroporto de trem, para visitar a Cidade Proibida, a Praça da Paz Celestial e caminhar ao redor do hotel, todos próximos.
A temperatura estava ao redor de 3 graus Celsius. Mas o vento era tão forte que a sensação térmica era provavelmente de 5 graus negativos. Tive que comprar gorro, cachecol e luvas para aguentar o frio durante o passeio. No final das contas, após anoitecer, a caminhada não durou tanto assim... Prefirimos ir jantar em um local aquecido.
É interessante como as principais cidades asiáticas têm investido muito em transporte coletivo, especialmente trens e metrôs. Beijing, não é exceção. Saímos do aeroporto de trem que faz conexão com o metrô próximo à cidade. Nosso hotel fica localizado em frente a uma das estações. Tal qual Hong Kong, Shanghai, Bangkok, tudo limpo, sinalizado em inglês (exceto mapas das localidades e ruas), fácil de entender.
A Praça da Paz Celestial, conhecida internacionalmente como Tiananmen Square, é considerada a maior praça do mundo com cerca de 44 hectares, tamanho suficiente para aglomerar 1 milhão de pessoas em solenidades.
Museu da Revolução e História Chinesas e vista da Praça à partir da entrada da Cidade Proibida
A Cidade Proibida, chamada pelos chineses de Gugong está localizada no Centro de Beijing, bem ao Norte da Praça da Paz Celestial. É considerada o maior complexo de palácios do mundo com cerca de 74 hectares.
Ela serviu a 14 Imperadores da Dinastia Ming e 10 da Dinastia Qing, até 1924 quando o último imperador, destronado desde 1911, Qing Emperor Puyi, partiu para Tianjin e se estabeleceu lá como um comerciante japonês.
Desde 1987 é considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade.
Cidade Proibida: Tian'anmen Rostrum (1417), entrada para a Cidade Imperial; dois brasileiros e Mao;
Working People Cultural Palace (antigo Taimiao, O Supremo Templo Ancestral), escultura do Huabiao e acesso para turistas
O Último Imperador, lembram?
Dentro da Cidade Proibida: muito frio e ventos fortíssimos
Praça da Paz Celestial e Monumento aos Heróis do Povo
Cerimônia de hasteamento da bandeira chinesa