Visitei a Muralha da China nesta semana, aproveitando o tempo livre enquanto aguardava o vôo Beijing - Hong Kong. Não posso reclamar da confusão no aeroporto de Bangkok ...
O tempo estava lindo, sol brilhando, céu azul limpíssimo e pouco vento. Assim deu para aguentar a temperatura da região, ao redor de 3 graus Celsius. Sorte minha pois sofro com temperaturas abaixo de 10 graus.
O tempo estava lindo, sol brilhando, céu azul limpíssimo e pouco vento. Assim deu para aguentar a temperatura da região, ao redor de 3 graus Celsius. Sorte minha pois sofro com temperaturas abaixo de 10 graus.
Chegamos cedo ao local, por volta de 8:30h: eu, outro brasileiro, um mexicano e um turco.
Os turcos não são muito bem vindos na China, não imagino os motivos; brincava com o amigo que parte da Muralha foi construída para impedir a invasão dos exércitos otomanos no passado, o que não é verdade.
Ele estava muito preocupado com seu visto: liberaram apenas 1 entrada por 3 dias e precisava prorrogá-lo pela segunda vez se algo ocorresse com o vôo. Para os demais, 30 dias de permanência; no meu caso, que estive lá pela segunda vez, múltipla entrada por 6 meses, mostrando que são um povo amável com os brasileiros. Os turcos apenas podem vir para cá comprovando local de estadia e comprando cheques de viagem para trocá-los por YUAMs, US$ ou Euros.
A Muralha começou a ser erguida em 220 A.C., no início da Dinastia Qin, a primeira a unificar os povos chineses. Ela foi erguida com o propósito de defender o novo território do povo Xiongnu, do Norte. Mais tarde, a Muralha foi reconstruída para combater as tribos da Mongólia e da Manchúria.
Há diversos trechos da Muralha que podem ser visitados. Visitamos um deles a cerca de 1:30h de carro a partir de Beijing: Badaling. Turístico demais, com teleférico, diversas barracas para vender quinquilharias chinesas, livros, agasalhos, camisetas e artigos de seda. De qualquer forma, para quem tem pouco tempo vale muito à pena.
Caminhar pela Muralha foi uma experiência fascinante. Volto, com certeza, para visitar outros trechos mais bonitos e fortificados. Especialmente em uma época do ano mais conveniente pois no final do outono a vegetação está completamente ressecada se preparando para a neve do inverno.
Laurinha e Tomás, fiz um vídeo especial para vocês:
No comments:
Post a Comment