Foto esquerda: Monge aguardando a caminhada com os tigres. Direita: tigre jovem
O templo foi fundado em 1994 com o objetivo de proteger a vida animal e selvagem. Tudo conceitualmente bacana, mas à medida que conhecemos o local, fica claro o objetivo comercial do mesmo. Existe uma fundação que suporta as atividades, muito controversas, do templo.
Ao chegar, a primeira surpresa: o preço, anunciado como THB 300 por pessoa em todos os prospectos turísticos de Kachananburi, subiu para THB 500, cerca de R$ 35,00. Pelo visto os monges foram vítimas da crise do Hamburger :).
Não são monges, nem administradores da fundação; são animais que vivem livremente no templo; é um zoológico a céu aberto
Logo na entrada, os anúncios são claros: mulheres não podem entrar de mini-saia, nem usando roupas das cores rosa, laranja ou vermelha. Também não podem utlizar blusas que deixem seu ombro e busto à mostra. O que acontece em um país quente e úmido como a Tailândia? A maioria das turistas desavisadas precisa comprar a camiseta de manga comprida do templo... mais alguns THB. Pelo menos as meninas podem escolher algumas cores e estampas, de tigres claro. Percebí o sorriso de alegria e felicidade delas, especialmente as européias, após viajar por 40 min.
Após caminhar uns 10 minutos em meio a diversos animais (búfalos, cervos, porcos, javalís, gado, frangos e diversos tipos de aves), cheguei ao Tiger Canyon. Os monges são realmente muito amigos da natureza. Eles desmatam a floresta sub-tropical e abrem buracos enormes com máquinas escavadeiras para criar canyons. É absurdo. A água começa a brotar do lençol, formando alguns pequenos lagos e deixando de ser potável, ficando parada formando lama e lodo. Eles até desviaram um rio para fazer uma cachoeira.
Foto esquerda: cachoeira artificial; Foto central: canyon artificial mostrando a fila para tirar fotos com os tigres
A fundação, em seu website, promove a contratação de jovens para trabalho voluntário no templo. 90% dos voluntários são jovens americanos muito empolgados. Acho que não percebem o lado comercial da iniciativa. Mas estão lá para amadurecer. Eles trabalham organizando filas (são especialistas), orientando turistas, ajudando senhoras a sentar e fugir do calor, a tirar fotos de famílias... Mas quem segura os tigres é a população local contratada para trabalhar no templo (vejam a foto abaixo).
Por falar em foto, ao chegar no canyon, um dos jovens americanos super empolgado me perguntou: "Senhor, se desejar tirar a foto abraçado com o tigre, são THB 1.000 (cerca de R$ 70)". Eu disparei imediatamente: "Você já tirou?". Ele respondeu: "Não, sou novo aqui." Eu retruquei: "Ok, no dia que você tirar, eu abraço o tigre também..." O turista suíco que estava atrás de mim, deu algumas gargalhadas.
Vocês estão vendo algum tigre adulto em pé, feliz da vida para tirar fotos? A fundação "jura de pé junto" que os tigres apenas se movimentam à noite pois sofrem com o calor. Também dizem que não dão um remedinho para o bichinho ficar manso. Declaram que alimentam os bichos com carne de frango, boi e gato (não ví nenhum, por sinal) cozidas, sem sal e sem sangue para não despertar o instinto de caça das feras.
Mas onde está o templo? Há uma sala de oração em uma casa com um Buda de 80kg feito de ouro maciço (???). Apenas lembrei da estátua quando cheguei no estacionamento.
Mas onde está o templo? Há uma sala de oração em uma casa com um Buda de 80kg feito de ouro maciço (???). Apenas lembrei da estátua quando cheguei no estacionamento.
Vou relatar uma cena muito interessante: uma turista européia pisou nas fezes de algum dos animais. Esbravejando em sua língua, e usando havaianas, se dirigiu ao lago onde os animais bebem água para limpar seu pé. Na mesma hora, alguns turistas vieram na direção para fazer o mesmo. Tiraram seus tênis, chinelos, sandálias e meias brancas e refrescaram seus pés nas águas do lago. Neste dia concluí que o efeito manada, tão comum em animais, acontece com seres humanos também.
Após este relato fica a pergunta: "Volto para levar Laura e Tomás?" É provável que não pois os safaris e zoológicos são muito mais legais e alguns são interativos também.
No comments:
Post a Comment