Crianças, estive mais uma vez na China, na semana passada. Fui visitar uma cidade no Nordeste do país chamada Dalian, localizada entre os Mares Amarelo e Bohai na Província de Liaoning.
Nesta época do ano faz muito frio lá, entre zero e 3 graus Celsius. Na semana anterior estava até nevando. A época mais fria do ano é em janeiro, que a temperatura chega a uma média de 6 graus negativos.
É uma cidade industrial moderna, fabrica locomotivas, possui refinarias de petróleo e é o principal pólo de TI da China. Diversas indústrias eletrônicas e de software internacionais se instalaram por aqui. Também é um pólo Logístico importante pois é o principal porto desta região.
A população da cidade é de 6,2 milhões de habitantes, com uma renda per capita muito acima da média chinesa: US$ 7.300/habitante.
É uma cidade com crescimento acelerado e muito bem planejado. Reparem nas fotos que, apesar das cores padronizadas dos prédios, as calçadas são bem cuidadas, há uma certa influencia da arquitetura inglesa e muito verde. As avenidas são largas e há diversas express ways prontas para atender o fluxo de carros futuro.
O governo chinês considera Dalian um modelo de planejamento e desenvolvimento a ser seguido. Realmente, apesar da influência soviética na história da cidade e no planejamento estrito, a cidade parece ser bem agradável.
Quem é Tomalau ? / Who is Tomalau ?
Best links
Thursday, December 4, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment