3 destaques do Salão: Smart; Porsche Carrera GT; Fiat 500
Como ocorre com vários povos da Ásia, na Tailândia o carro é uma conquista recente. Há cerca de 25 anos atrás, ter um carro era sonho de alguns e realização para poucos. A população andava de bicicleta, à pé e, alguns felizardos, de moto.
Hoje, países como China, Coréia, Tailândia, Singapura e Malásia, vêm sua frota de automóveis aumentar a cada ano cerca de 2 dígitos, sendo bons mercados para as montadoras. Modelos cada vez maiores, mais equipados, luxuosos e com motores mais potentes dão o tom.
A frota de motos segue crescendo fortemente, com modelos cada vez mais modernos e eficientes. As motos com design tipo mobilete e lambreta, automáticas de 3 velocidades com motores de 125 cc são as mais vendidas.
No Ocidente é o contrário. Em função da pressão por menores índices de poluição, nossos governos taxam cada vez mais os automóveis, pressionam a indústria por alternativas menos poluentes e mais eficientes, além das pessoas pensarem mais em andar a pé, em coletivos ou de bicicleta. Pásmem, o ocidente quer ser a Ásia de 30 anos atrás :)
Única bicicleta do salão: motor elétrico
Na Tailândia o governo cobra taxa maiores para carros do que para pick-ups e utilitários. Portanto, comprar uma van ou pick-up por aqui custa muitas vezes mais barato que um carro. Desta forma, mais de 55% da venda de veículos automotores são pick-ups e utilitários esportivos.
Em função da crise do petróleo este ano, impulsionando os preços para cima mais de 50%, a venda de pick-ups vem caindo comparado a 2007 e a de carros subindo. Portanto, o saldo líquido é sofrível, com as montadoras demitindo temporários e dando férias coletivas.
Todos querem um pequeno carro: Toyota Yaris
Desta forma, a população está freiando a compra de carros para esperar a crise passar e poder decidir melhor.Vale destacar que os stands chineses eram os mais movimentados, com muitas pessoas interessadas em saber sobre assistência ténica e preços, em geral, entre 50 e 65% do equivalente tailandês. Portanto, é época de pesquisar preços e barganhar.
Carros e caminhões chineses são as estrelas populares do Salão: pequenos, econômicos e com preços entre 30% e 40% menores
Aqui há crescente interesse por alternativas de alimentação de motores menos poluentes, mas ainda tímidas no mercado: híbridos elétrico - gasolina, GNV, gasolina com 20% de etanol (E20), diesel para carros, carros elétricos... Todas ainda muito duvidosas economicamente.
Moto e bugre com motores elétricos; Volvo apresenta um carro flexifluel
Mitsubishi carro conceito com motor elétrico; Caminhão que utiliza GNV
No comments:
Post a Comment