Na última 6a. feira, 12/12/2008, estive no Lumpinee Boxing Stadium para assistir às lutas de Boxe Tailandês. O esporte é um dos preferidos dos tailandeses, tal qual o futebol. Toda cidade possui ao menos um local para promover as lutas.
A programação começa às 18:30h e vai até cerca de 23h dependendo do andamento das lutas, de quinta a sábado. São várias categorias, mas as melhores lutas são as últimas. Portanto, chegue com 1 hora de atraso para evitar as lutas tipo "exibição" ou aquelas com lutadores inexperientes.
Chegamos às 20:30h. Como bom brasileiro, cheguei 1 h atrasado em relação ao horário recomendado. Não perdí nada, de qualquer forma.
Naquele dia foram realizados 11 combates. Cada combate dura 5 rounds de 3 minutos cada. Os lutadores descansam por 2 minuntos entre cada round. Durante os rounds a orquestra phipat local toca músicas que vão aumentando seu rítmo à medida que o tempo da luta passa.
Antes do combate, cada lutador realiza um rito no ringue o que dá um toque espiritual e budista ao muay thai: ele se curva na direção do local em que nasceu, na direção dos 4 pontos cardiais e para seu mestre. Depois ele dança bem lentamente para mostrar sua capacidade de controle.
Em geral, lutam com shorts vermelhos e azuis. Entram no ringue com robes de seda brilhantes e coloridos. Colares de flamboyants pendurados no pescoço dão um toque feminino ao conjunto de gosto duvidoso. Mas não há motivos para alguém em sã consciência gritar "Bicha" para o lutador. Nem passou pela minha cabeça...
Todas as partes do corpo podem ser usadas para o ataque exceto a cabeça. Também, o lutador pode acertar todas as partes do corpo do oponente, exceto a virilha (muito justo).
As lutas são emocionantes, nem tão violentas como imaginava dado o profissionalismo do esporte atualmente.
A torcida é um espetáculo à parte pois vibra de uma maneira impressionante. Lembra a torcida do Mengão no Maracanã, mas como o local é pequeno, fechado e as pessoas estão empolgadas, a vibração é muitíssimo intensa. Vale realmente a pena conferir.
1 comment:
Paulão, sensacional. Deve ser realmente divertido assistir a estes embates. Agora, não compara com a torcida do Mengão que é heresia! A torcida do Mengão é incomparável... :)
Agora, esse ambiente lembra até os filmes de Van Dammme...
Abraço,
Bueno
Post a Comment