Quem é Tomalau ? / Who is Tomalau ?

Best links

Link directory

Tuesday, February 17, 2009

Ayutthaya - a antiga capital do Reino de Sião


Segunda-feira passada aproveitamos o feriado de Makha Bucha para ir a Ayutthaya, capital do Reino de Sião (antigo nome da Tailândia até 1949) desde 1351 até o séc. XVIII quando foi incendiada e saqueada pelos Burmeses, sendo então abandonada.


Ruínas se misturam ao cotidiano da cidade; alguns templos ainda estão ativos; reparem no Buda gigante



Rama IV, então, decidiu transferir a capital para uma região mais ao Sul do Rio Chao Phraya e fundou Bangkok em 1782.

Fui de carro, cerca de 1h para chegar até o primeiro templo.
Ayutthaya cresceu ao redor das ruínas de templos e castelos, tendo uma atmosfera muito gostosa, misturando história e uma certa paz. Típica cidade de interior com muita história para contar.



Alguns Thais se assustam com a atmosfera do lugar. Um de meus amigos falou que era para eu não dormir por lá pois "a cidade já foi incendiada muitas vezes e há um silêncio assustador". Expliquei para ele que tenho mais medo dos vivos que dos mortos... Uma amiga local comentou, ao saber da história, que isto é fruto da típica educação Thai que coloca medo desde cedo na cabeça das crianças: "a Polícia prende se fizer algo errado", "o Fantasma está atrás do armário e vai aparecer se não dormir", "se não jantar, o espírito da Vovó aparece no quarto". Discursos absurdos para controlar as crianças são típicos por aqui.

Ela considera a cidade um dos melhores lugares para meditar e relaxar. Ela adora passar a noite sozinha por lá em uma pousada que ocupa um casarão com mais de 100 anos de existência. O local é uma maravilha com boa comida, conforto e limpeza. Sem luxo, é local para aqueles que não se importam em dormir sem ar condicionado, mas desejam curtir bons momentos, paz, tranquilidade e excelente comida. Gostei e recomendo: Bann Kun Pra Hostel.




Comecei o passeio por um dos templos ancestrais da cidade, Wat Yai Chaya Mongkol, ou "O Grande Templo da Vitória Auspiciosa", fundado em 1357 por monges que voltavam de seus estudos no Sri Lanka. Em 1593 foi ampliado e novas áreas foram construídas pelo Rei Naresuan para celebrar a vitória sobre os Burmeses no mesmo ano; daí ganhou o atual nome. É fato que o Reino foi invadido diversas vezes pelos Burmeses e deu muito trabalho manter a estabilidade do território.
















Buda coberto de fina camada de Ouro; um tipo de poço dos desejos Budista; Santuário com instrumento de percursão típico e sino


Esse templo é lar de diversos patriarcas e monges da Escola Aranyavasi e suas cinzas estão espalhadas pelo templo em estátuas de Buda de diferentes tamanhos ao longo dos muros.



Veja o exemplo de um dos monges cujas cinzas estão guardadas nesta estátua de Buda


Depois visitamos o Ayutthaya Historical Park que possui várias ruínas de monumentos que simbolizavam o poder do Reino na época.






Em 1991 a cidade foi considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO e todos os anos, no mês de dezembro, há um festival para celebrar a escolha.










Passeios de elefantes e shows para divertir turistas de todas as idades





Táxi típico de Ayutthaya






Barcos navegando pelo Rio Pasak que cruza com o Rio Chao Praya;
é uma rota de carga e passageiros para Bangkok



Luminária padrão das avenidas de Ayutthaya







Um dos templos modernos ao lado das ruínas do Parque Histórico; réplica do Buda deitado de Bangkok está aqui



1 comment:

Unknown said...

Que maravilha hein Paulão! Muito bonito... Belas fotos, belo local. Parabéns!